O Palácio dos Governadores localiza-se na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto – a 150m do Brumas Hostel.
O Palácio dos Governadores, de 1741, foi construído no mesmo local onde funcionou anteriormente a Casa de Fundição e Moeda. Serviu de moradia oficial a todos os governadores da capitania e província de Minas Gerais no Brasil colônia, e hospedou os dois Imperadores do Brasil.
Com a mudança da capital do Estado para Belo Horizonte, em 1897, o prédio passou a ser sede da Escola de Minas e Metalurgia criada pelo Imperador Dom Pedro II. O prédio era composto por um quadrilátero central, cercado pelas muralhas, com terraços para artilharia, guaritas, saguão e outros complementos militares, à feição de uma fortaleza.
Depois de tornado sede da Escola de Minas, o antigo Palácio foi objeto de modificações. Os antigos pátios e o quintal encheram-se de construções, onde foram colocadas máquinas para o ensino prático da metalurgia. Dos antigos terraços restaram as guaritas como ornamento na frente do edifício. Os dois chafarizes de cantaria do Itacolomi são de autoria de Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho. A capela do Palácio foi construída no terraço do baluarte direito. Para se ter acesso direto da rua para a capela, foi construído, em época não identificada, uma escadaria sobre arco. No alto do mesmo, havia uma pedra votiva com inscrição latina, consagrando o jardim a D. João VI. A pedra votiva e a figura pagã que ornamentava o chafariz encontram-se no Museu da Inconfidência. No local do antigo jardim, existe atualmente o Observatório Astronômico.
Atualmente, a Escola de Minas pertence a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e o prédio do Palácio dos Governadores abriga o Museu de Ciência e Técnica, criado em 1877 como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. Hoje, possui nove setores de exposição: História, Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30 mil peças vindas de várias partes do mundo.
Fontes: Iphan, Wikipedia e Portal ouropreto.com.br
Foto: Pagina do facebook do Museu De Ciência e Tecnica da Escola de Minas/ UFOP.