Ouro Preto nasce com a descoberta do ouro. Antes mesmo de 1700, o espírito de aventura e o ímpeto pela riqueza fácil levam à região centenas de aventureiros, em sua maioria portugueses e paulistas (chamados bandeirantes).
Não é só pela grandeza do casario do século XVIII, que causa muita impressão. Ouro Preto tem um clima peculiar, marcante e a sensação de déjà-vu ao caminhar por suas ruas, principalmente numa madrugada tranquila, toma conta da gente.
Em todo canto há indícios da grande riqueza que fez a cidade acontecer e também da enorme diferença social que já existia nos tempos da antiga Vila Rica:
casas sóbrias e sofisticadas com porões escuros e úmidos; a imponente Praça Tiradentes e as construções simples dos bairros mais afastados.
ificações como o Museu da Incofidência, uma verdadeira fortaleza no centro da cidade e a Igreja do Pilar com suas paredes e altares cobertos de ouro, denunciam os tempos de fartura, época em que Ouro Preto chegou a ser uma das maiores cidades do mundo.
Há muito para se ver em Ouro Preto. São muitas igrejas e museus, chafarizes e pontes por todos os lados, um casario histórico enorme.
A Praça Tiradentes é o centro da cidade e ponto de encontro de turistas e moradores. Ouro Preto é passado mas também é presente.
Fonte : http://www.cidadeshistoricas.art.br/ouropreto